Antes de partirmos para a aventura foi necessário começar com os preparativos para que tudo corresse bem. Todos estavam empenhados e prestaram atenção a todos os pormenores, mesmo no momento dos ateliers formativos.
Os nossos escuteiros apareceram bem - dispostos e com vontade de partir para a aventura, depois de estarmos prontos e em segurança, partimos para o primeiro ponto histórico - Ponte Ferreira, aqui ouvimos as explicações do jogo que iríamos fazer e ficamos a conhecer um pouco mais sobre este lugar. Encenamos a batalha entre D. Pedro IV e D. Miguel que ocorreu em Ponte Ferreira. Porém, esta batalha foi bem menos violenta do que a que aconteceu em 1832! Como o escuteiro deixa o mundo sempre um pouco melhor do que o encontrou, nós assim o fizemos. Limpamos a zona de Ponte Ferreira, diminuindo o lixo lá existente.
A fome já apertava e na segunda paragem, Igreja Matriz, lanchamos e de seguida fizemos um jogo de orientação. A paragem seguinte foi na Ponte de Luriz, também aqui o jogo e a boa acção continuaram.
O almoço foi feito na Ponte dos Arcos, ou como aprendemos, no Antigo Aqueduto da Freguesia. Aqui foram feitas algumas provas do Sistema de Progresso. Depois da tão merecida hora de descanso, partimos para o local do acampamento - Couce, mas pelo caminho visitamos a capela privada de S. João da Azenha.
Chegados ao local dividimo-nos, enquanto uns montavam o campo, as guias iniciavam a confecção do jantar, incluindo o pão, dando cumprimento às Provas da Etapa de Prata. O jantar foi divinal!!!! Demorado... Mas valeu a espera, todos estavam deliciados.
Depois do Fogo de Conselho, recolhemos às tendas. Estávamos de rastos, o circuito de bicicleta foi cansativo. No domingo, aproveitamos para fazer ginástica e pôr em prática mais provas do Sistema de Progresso. O final da actividade aproximava-se, pegamos nas mochilas e nas bicicletas e "Ala que se faz tarde!"
Foi um fim-de-semana bem passado, ficamos à espera do próximo...
Reportagem de:
Ana Rita & Ana Margarida
Pioneiras
As recordações são óptimas...Foi uma boa actividade, variada e cheia de conteudo.
ResponderEliminarOrgulho-me de a ter vivenciado com o Grupo Pioneiro 129 de S M de Campo.
Assim é qué Pioneiros!!!! Assim é que se Fazzz!!!!
Canhota Amiga
Estou cheia de vontade de repetir :)
ResponderEliminarmas desta vez têm de cozinhar para as guias :D
Beijinhos*
Concordo com a Diana :D
ResponderEliminarEsta actividade foi muita rica em experiencias. Eu nunca pensei percorrer a nossa linda Vila de bicicleta xD.
Os Pioneiros do agrupamento 1281 de S.Martinho de Campo estão de parabéns :D
Foi uma actividade espetacular, temos de repetir. :)
ResponderEliminarComo se chama o local onde acamparam?
ResponderEliminarAcampamos em Couce- Valongo, num terreno chamado "campo do vicente"
Eliminar